sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Resenha | Cidade do Fogo Celestial - Cassandra Clare - Livro 6



Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 532
Avaliação:
      



Enfim mais uma série concluída e devo admitir que "Cidade das Cinzas" era o meu favorito até ler "Cidade do Fogo Celestial". Na minha opinião, este é o melhor livro da série. Talvez pelo fato de estar familiarizada com os personagens isso tenha colaborado. E para quem pensa que este é o encerramento da série, saiba que fica nítido que há muitas possibilidades a serem exploradas no universo dos caçadores de sombras, que a autora claramente pensa em desenvolver.

Neste livro Sebastian está de volta, sendo a grande ameaça que atormenta o mundo das sombras. Enquanto Jace tenta lidar com o fogo celestial que agora domina seu corpo, seus amigos sentem-se a cada segundo mais encurralados com o caos que Sebastian tem causado ao criar Crepusculares (Caçadores de Sombras com alma demoníaca) com cálice maligno. Logo uma guerra se inicia, quando ele resolve matar seres do submundo e sequestrar os representantes da Clave. 

Diria que o livro se divide em três partes: A Guerra, A Perda e O Amor. 
Sebastian possuí estes três elementos na narrativa, ele cria a guerra com seus iguais e seres do submundo apenas pela obsessão que alimenta por sua irmã Clary, então mesmo tendo consciência de toda influencia que Valentim teve em sua vida, não há como dizer que o personagem também não fez isso por amor. Talvez uma forma estranha de amor, mesmo com todas suas atitudes ruins, ainda sim torci pela regeneração do personagem...mas Cassandra Clary soube o melhor final para Sebastian e admito que até me emocionei com seu desfecho. 

Não há foco direcionado apenas a um personagem, pois todas as histórias em seus diferentes ângulos acabam se entrelaçando por conta do vilão. O romance e a dor assumem os relacionamentos, todos os casais parecem inseguros e ao mesmo tempo intensos no sentindo : "este pode ser nosso último momento juntos", isso faz com que se arrisquem e lutem pelos seus parceiros de forma intensa por acreditar que pode ser o fim a qualquer momento, o que achei muito forte, profundo e totalmente romântico (mesmo nos instantes tristes), gostei bastante. 

Para fãs #Malec este realmente é o livro com mais reviravoltas para o casal. Magnus finalmente compreende que o passado não pode ficar aprisionado para sempre dentro de si, oferecendo a estabilidade que faltava para Alec. Alec por sua vez entende que uma vida sem Magnus equivale a nada e quebra seu orgulho entregando-se totalmente aos seus sentimentos. 

"Prova de que quero dar a você algo que nunca dei a ninguém: meu passado, a verdade a meu respeito. Quero compartilhar minha vida com você, e isso significa hoje, o futuro e todo meu passado, se você quiser. Se me quiser." ( Magnus para Alec) Pág. 489

"- Mesmo que fossem apenas dias, eu ia querer passar todos com você. Isso significa alguma coisa?
- Sim - respondeu Magnus. - Significa que a partir de agora tornaremos todos os dias importantes." (Alec para Magnus) Pág. 519"

Outro casal em destaque em Cidade do Fogo Celestial é #Sizzy, sim finalmente depois de cinco longos livros termos um romance mega fofo entre Isabelle e Simon, e com isso cenas muito engraçadas de ciúme com Alec em relação a sua irmã.


Por mais redundante que isso possa parecer, este livro foi "Um fim para um novo começo" para os personagens conhecidos como: Clary, Jace, Alec, Magnus, Izzy, Jocelyn, Luke, Simon...(pausa dramática para Simon...pobre Simon, só quem leu sabe...) entre outros que foram incluídos a este universo e trarão muito mais como Emma e Julian. Sou mega fã dessa série e da escritora Cassandra Clare e super indico para todos que curtem histórias fantásticas. #Recomendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário