quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Resenha | Percy Jackson – O Ladrão de Raios – Rick Riordan – Livro 1



Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 387
Avaliação:      




O adolescente Percy Jackson vive uma vida comum em seu cotidiano nada animador do ensino médio, sentindo-se por vezes vulnerável por conta de sua dislexia e défice de atenção. Até que sua vida ganha um novo rumo quando situações inusitadas começam a acontecer. A princípio o garoto até pensa estar enlouquecendo, mas sua mãe e seu único amigo Grover fazem revelações que mudam totalmente sua noção de realidade. Assim seus conhecimentos acadêmicos sobre os deuses do Olimpo ganham muito mais sentido em sua vida e até mesmo sua doença acaba se revelando um grande dom. 

Esta é a primeira vez que leio algo relacionado com a mitologia Grega, e sinceramente estou feliz por ter iniciado este universo por Percy Jackson. O livro contém uma riqueza de detalhes impressionante, além de fazer o leitor se sentir o próprio protagonista enquanto lê. Isso porque Percy está descobrindo sua verdadeira origem, e evoluindo ao logo das páginas. Tudo se torna uma aventura, tudo é novo para ele, como também é para o leitor. 

A história dos deuses, como são constituindo seus reinos e a promessa que fizeram de nunca mais gerar semideuses impulsiona Percy a procurar seu pai mesmo que indiretamente. Ele não quer admitir, mas em seu interior deseja saber por que Poseidon (deus do mar) o abandonou ainda quando bebê e de repente o assumiu para todos como seu filho no Acampamento Meio Sangue, fazendo ser acusado posteriormente por Zeus de ter roubando o seu raio. Porém a determinação de Percy também vem de outro fato importante: 
Ele acredita que Hades está com sua mãe, sendo o verdadeiro ladrão de Zeus e a única maneira de salvá-la será aceitar a missão que lhe foi solicitada, resgatando o raio até o solstício de verão que terá seu termino em breve. Juntos Percy, Annabeth (filha de Atena) e Grover seguem em busca da verdade.

Como não poderia ser diferente neste caso, Percy Jackson cresce com os desafios, aprendendo a lidar com seus medos e acreditando que está pronto para seguir o caminho que escolheu ao final do livro. Mostrando que aceita sua nova vida e está disposto a enfrentar qualquer desafio que possa surgirá futuramente. 


Um personagem jovem, corajoso lutando por sua família, por seus amigos, pensando nas pessoas de modo geral, colocando-se sempre a frente dos perigos para concertar uma falha de lealdade do olimpo, isso faz de Percy Jackson um autentico herói. Mesmo com a trama adolescente, as características marcantes de caráter de Percy fazem o leitor acolhe-lo quase que imediatamente. Sua maturidade repentina em alguns momentos chaves da história leva o leitor a quer conhecer quem será o “semideus Percy Jackson” do futuro, sendo impossível de abandonar o livro até seu final. #Recomendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário