quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Resenha | Produção Gráfica - Antonio Celso Collaro



Autor: Antonio Celso Collaro
Editora: Prentice Hall - Br
Páginas: 224
Avaliação:      

Este livro trata de assuntos diretamente ligados a produção gráfica, editorial, impressão, estudo das cores, diagramação entre outros assuntos do meio de produção. No primeiro capitulo podemos entender melhor o surgimento e evolução das artes gráficas e acompanhar como os períodos históricos como Bizantino, Romântico, Gótico entre outros contribuíram para a formação das letras e processos tipológicos e tipográficos.

O segundo capitulo por sua vez retorna um dos itens estudados na matéria de composição e projeto gráfico, como as cores contribuem e prejudicam na produção gráfica e visual, como devem ser usadas e aplicadas de acordo com a idade, clima, sexo, gosto pessoal, entendendo os processos mecânicos e essenciais das mesmas.

No terceiro e quarto capítulo fala sobre como diagramar revistas, jornais e livros, mostrando todos os aspectos satisfatórios e incorretos de uma edição. Podemos ver como aplicar as imagens, textos, colunas, propagandas entre outros e entender a importância dos elementos gráficos. Em questão aos livros vemos sua forma, origem, classificação, cada parte que o compõe, além de ver como antigamente através de cálculos sobre a mancha dos livros.

O quinto capítulo temos um direcionamento de como usar algumas ferramentas do InDesing, contornos, preenchimentos, recursos de textos e sua formatação.

Os últimos dois capítulos fala sobre o papel e impressão mostrando a forma que deve ser utilizado, sua escala industrial, cálculo para que haja um bom aproveitamento e acabamento editorial, as técnicas de impressão tipografia, litografia, flexografia, serigrafica, tampografica são explicadas de maneira simples e detalhada facilitando seu entendimento. Conta também com um glossário simplificado de assuntos já mencionados ao decorrer do livro, rico em conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário